HAPPY HOUR

Evento virtual aberto ao público terá transmissão da UnBTV, às 17h. Ellen Oléria, Zé Roraima e Batalha da Escada são as atrações musicais

A transmissão do evento cultural será pelo canal da UnBTV no YouTube. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

O período de aulas do 1º/2021 começa em 19 de julho. Pela primeira vez de forma remota, a atividade cultural Happy Hour de Boas-Vindas integra a programação de recepção de calouros. A proposta do evento é marcar o início do semestre com a difusão de cultura, acolher e inspirar o público. Participam três convidados musicais: Ellen Oléria, Zé Roraima e Batalha da Escada. Representantes da administração da Universidade e estudantes também terão espaço para falar sobre a vida acadêmica. A transmissão começará às 17h do dia 23 de julho, primeira sexta-feira do semestre, pelo canal da UnBTV no YouTube. A comunidade acadêmica está convidada a participar.

 

“Se a nossa condição humana naturalmente exige acolhimento, neste momento de pandemia isto se torna mais relevante ainda. Queremos que se sintam bem-vindos, se sintam parte dessa instituição tão importante para Brasília e para o Brasil”, convida Olgamir Amancia, decana de Extensão.

 

A programação de Boas-Vindas à Universidade de Brasília acontece há anos de forma presencial e é iniciada com a palestra #InspiraUnB e outras atividades culturais, como oficinas e apresentações de dança. Por conta da pandemia de covid-19, o Happy Hour de Boas-Vindas virtual foi pensado para atrair os calouros e comemorar de forma calorosa, com muita música, a chegada deles à UnB. A atividade também foi elaborada com o objetivo de agregar toda a comunidade acadêmica e desejar um bom semestre a todos, reverberando o mote da diversidade.

 

>> Na segunda-feira (19), palestra virtual de Pilar del Río marca início de semestre letivo

 

A decana Olgamir Amancia destaca que a participação de discentes veteranos na recepção aos calouros “busca evidenciar uma concepção democrática e emancipatória de educação na qual os estudantes atuam de forma protagonista na construção de seu processo acadêmico”. “A expectativa é que desde o primeiro dia eles [os calouros] percebam que aqui estarão na condição de autores de suas vidas, de suas histórias”, completa.

 

ATRAÇÕES –OHappy Hour de Boas-Vindas terá a participação de Ellen Oléria, nascida e criada em Brasília, formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e vencedora da primeira edição do televisivo The Voice Brasil, em 2012. A brasiliense participou de muitas edições do Festival Universitário de Música Candanga da UnB (Finca) e, neste ano, comemora 20 anos de carreira, com quatro álbuns lançados e vários prêmios conquistados. A cantora é conhecida pela singularidade artística ao misturar em suas canções elementos de jazz, pop e hip hop.

 

A atividade cultural também contará com a presença do músico, compositor e produtor musical Zé Roraima. Há exatos 20 anos, o artista apresentou-se no encerramento de uma edição do Finca. Já são 40 anos de carreira, com cinco álbuns lançados. Em parceria com Paulo José Cunha, professor da Faculdade de Comunicação (FAC), assina as canções Ephemera – trilha sonora da campanha institucional A UnB quem faz é a gente – e Brasilianas.Ambas fazem parte do repertório musical selecionado para o Happy Hour de Boas-Vindas. “Espero que o evento traga poesia, leveza e inspiração para os novos estudantes que estão chegando e para os veteranos da casa que darão início a mais um semestre de atividades. Que a música atraia energia e coisas boas para a jornada de todos”, deseja Zé.

 

As trajetórias dele e dos outros convidados musicais são diferentes, mas têm uma coisa em comum, segundo o compositor: “Damos voz às nossas comunidades”. “Nossa música é expressão dos lugares de onde viemos e amplifica a história, as lutas e os sentimentos da nossa gente. E o Happy Hour é uma ótima oportunidade para compartilhar tudo isso com essa galera jovem e pulsante da UnB”, completa.

Antes da pandemia, Batalha da Escada levava dezenas ao Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro. Em 23 de julho, o encontro acontece no YouTube da UnBTV. Foto: Felipe Menezes

 

Fruto de iniciativa estudantil da UnB, o projeto de extensão Batalha da Escada fecha o time artístico da ação de Boas-Vindas. Há seis anos, o projeto surgiu de um grupo de estudantes de cursos distintos que, às quartas-feiras, compartilhavam histórias e cultura em rodas de rima no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro.

 

Em 2017, a Batalha da Escada concretizou-se como projeto de extensão com o apoio de docentes da instituição. Além de atuar dentro da própria UnB, o grupo leva a proposta a escolas públicas do Distrito Federal, a fóruns e a congressos, integrando pessoas e promovendo a disseminação cultural no DF.

 

Pedro Além, produtor cultural no coletivo Escada, idealizou a Batalha da Escada em 2015 ao lado de dois colegas e ressalta a importância do contato inicial dos calouros com o projeto de extensão. Ele acredita que o contato por meio do Happy Hour de Boas-Vindas será benéfico principalmente para aqueles que tiveram mais dificuldade para ingressar na Universidade. “É importante pessoas periféricas poderem encontrar na batalha ou no projeto algo com o qual simpatizam, na qual reconheçam a linguagem."

 

“ABatalha da Escada é um movimento de rua, um movimento de integração, que une não só estudantes da UnB, mas pessoas que querem entrar na UnB, pessoas externas à UnB que vêm de diferentes pontos do Distrito Federal. É importante construir um espaço diverso, multifacetado, com gente de todo canto, congregando uma diversidade. O aluno que chega na Universidade vê que tem esse espaço tanto de celebração quanto de acolhimento”, opina Pedro Além.

 

Ao longo dos anos, a Batalha da Escada tem se firmado como um polo cultural. Pedro conta que muitos artistas passam pelas rodas de rima da iniciativa. Os conteúdos do projeto podem ser acessados a partir do perfil @batalhadaescada no Instagram.

 

SERVIÇO
Happy Hour de Boas-Vindas do 1º/2021
Dia 23 de julho, sexta-feira, às 17h
Transmissão pelo YouTube da UnBTV

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> Limitação orçamentária imposta à UnB começa a impactar a assistência estudantil

>> Consuni aprova relatório de atividades do Ceam

>> Palestra virtual de Pilar del Río marca início do semestre letivo na UnB

>> Metodologia de ensino desenvolvida por professor da UnB recebe prêmio nacional

>> Reitora dialoga com Decanato de Assuntos Comunitários

>> Morre o ex-reitor João Cláudio Todorov

>> Alternativas para comunicação institucional da UnB continuam em debate

>> UnB celebra orgulho LGBTQIA+

>> Cepe mantém atividades acadêmicas em modo remoto

>> Pesquisadores da UnB analisam atual situação da pandemia no Brasil

>> Conselho Comunitário pede manutenção de vagas e cursos noturnos

>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32

>> Pioneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Física completa 15 anos

>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.