SAIBA MAIS

DEX também vai promover evento de apresentação e tira-dúvidas em 10/01

No dia 6 de janeiro, DEX publicará editais com 800 oportunidades de bolsas de extensão para discentes. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


Como forma de integrar as ações estratégicas da extensão, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) vai publicar no dia 6 de janeiro quatro editais com vigência para o ano de 2023. Na data, serão lançados os editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), da Rede de Polos de Extensão (Repe), das Casas Universitárias de Cultura (CUC) e Licenciaturas em Ação (LEA), em parceria com o DEG.

 

As inscrições de propostas vão até 2 de fevereiro de 2023. Ao todo, serão mais de 800 bolsas de extensão. Para apresentação dos editais e tira-dúvidas, o DEX vai promover um evento no dia 10 de janeiro, às 14h30, no Auditório da Reitoria.

 

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac), contemplando até 280 projetos.

 

"Estamos tentando estimular mais através do Edital a comunicação ativa dos projetos e a participação deles em atividades de extensão promovidas pelo DEX ao longo do ano. Queremos que os projetos sejam ainda mais parceiros das atividades promovidas diretamente pelo Decanato”, diz Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

 

A novidade para a Rede de Polos de Extensão da UnB (Repe) é que o edital será único, consolidando a perspectiva de Rede. Serão 150 bolsas de extensão para 75 projetos com atividades desenvolvidas no Recanto das Emas, Cidade Estrutural, Paranoá/Itapoã, território Kalunga e Chapada dos Veadeiros. Os projetos selecionados vão atuar nos Polos de Extensão das respectivas áreas.

 

Já o Programa Casas Universitárias de Cultura 2023 (CUC) vai selecionar projetos de extensão em diversas áreas para atuar na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Casa Niemeyer e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). O objetivo é oferecer cursos, seminários, residências, exposições, apresentações e eventos artísticos e culturais à comunidade. Serão concedidas até 48 bolsas de extensão.

 

Em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o DEX também vai publicar o edital Licenciaturas em Ação (LEA), que vai oferecer no mínimo 100 bolsas para ações relacionadas à educação básica no Distrito Federal.

 

As ações de extensão devem obedecer a Resolução da Câmara de Extensão (CEX) 1/2020. É importante lembrar que não há trâmite pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), somente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O Decanato de Extensão (DEX) também preparou uma cartilha com orientações para a submissão de propostas no Sigaa.

 

SUBMISSÃO – No Sigaa, as propostas de extensão estão divididas em alguns tipos: projeto, programa – composto de, no mínimo, três projetos –, curso, evento, produto – decorrente de atividades de extensão –, e prestação de serviço. Depois de finalizado o cadastro e o projeto submetido à aprovação, a proposta recebe o status Aguardando aprovação dos departamentos. Assim, o coordenador de extensão deverá dar a autorização para que a proposta siga o fluxo.

 

Após a autorização, a proposta assume o status Submetida no Sigaa A partir de então, a DTE realiza, em até dois dias úteis, a análise técnica e devolve ao proponente para editar, caso a proposta precise de ajustes, ou distribui a proposta para avaliação da proposta pelo Comitê de Extensão.

 

Na avaliação, é importante que o projeto cumpra diversos critérios, entre eles o protagonismo discente, com pelo menos um estudante indicado como membro da equipe executora, e o envolvimento da comunidade externa nas atividades de extensão.

 

Com a proposta aprovada, ela adquire o status Em Execução,Aprovado sem recursos ouAprovado com recursos. Em seguida, será possível inserir os planos de trabalho dos membros da equipe. No caso de cursos e eventos, será possível abrir as vagas e habilitar as inscrições do público.

 

Durante a realização das ações de extensão, o coordenador deverá enviar o Relatório Parcial de Atividades de Extensão e, após o término, terá até 30 dias para enviar o Relatório Final de Atividades de Extensão. O não envio impedirá a submissão de novas propostas e a participação em editais lançados pelo DEX.

 

O Sigaa também permite a renovação simplificada de ações após o término: por três vezes, no caso dos programas, e por uma única vez, no caso dos projetos.

 

Para cadastrar uma proposta, basta fazer o seguinte caminho no Sigaa: Portal do DocenteExtensãoAções deExtensãoSubmissões de propostasSubmeter proposta.

 

As propostas devem ser submetidas no mínimo 15 dias úteis antes do início de sua realização e devem ser executadas dentro de um mesmo ano.

 

EXTENSIONISTAS – A carga horária docente para a extensão não pode ser superior a 48 horas mensais. É necessário ter discente de graduação na equipe, e sua carga horária não pode ser superior a 15h.

 

Caso o projeto não tenha bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área dos membros de equipe, como voluntários ou outras funções disponíveis. O caminho a ser seguido é: Portal do docente → Extensão → Ações de Extensão → Gerenciar Ações → Gerenciar Equipes Organizadoras.

 

No caso dos projetos com bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área do plano de trabalho e/ou na área de equipe. Os bolsistas podem ser cadastrados apenas na área de plano de trabalho, enquanto os voluntários, em qualquer uma das duas, ou em ambas.

 

RENOVAÇÃO – A renovação pode acontecer quando a ação estiver com o status Concluída no Sigaa. Para um projeto ser considerado concluído, deve-se cadastrar o relatório final da ação. Se o projeto possuir bolsistas, eles devem fazer o relatório de discente no Sigaa, e o coordenador da ação deve aprovar ou reprovar o relatório.

 

Para cadastrar relatório final do projeto, o caminho é: Portal do docenteExtensãoRelatóriosRelatórios de Ações de Extensão. O DEX também criou um tutorial para submissão de relatórios finais.

 

Dúvidas sobre o cadastramento de propostas no Sigaa podem ser tiradas pelo DTE/DEX pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.